A Apple atualizou recentemente a sua linha de portáteis profissionais(?), porém os MacBooks mais baratos já estão há algum tempo carentes de updates. Bom, de acordo com esse rumor circulado pelaEconomic Daily News [Google Tradutor], essa espera pode estar com os dias contados — mas talvez não do jeito que vocês estejam esperando.

De acordo com o jornal, a Maçã estaria planejando uma nova versão do MacBook Air ainda mais barata que a atual, com preços abaixo dos US$1.000. A grande novidade dessa nova geração seria a entrada da tela Retina de 13″ em vez dos painéis de baixa resolução utilizados atualmente — o que o jornal não afirma com certeza é se essa nova linha continuaria sendo chamada de “MacBook Air”, se seria um novo modelo do MacBook ou algo totalmente diferente.

A dúvida é pertinente, já que, pela descrição, o modelo (ou os modelos) traria características das duas linhas.

O fato é que, de acordo com as informações apuradas, a Apple teria escolhido equipar as possíveis novas máquinas com os processadores Intel da “sub-geração” “Kaby Lake”, lançada na segunda metade do ano passado. No caso, “escolha” não seria bem a palavra certa, já que a Maçã basicamente teria se visto obrigada a adotar os processadores dessa geração com o mais novo adiamento dos processadores “Cannon Lake”que agora só chegarão no fim de 2019.

Ainda assim, a nova geração de processadores poderia trazer um ganho de performance considerável para as novas máquinas em comparação com os MacBooks Air atuais — e um salto ainda maior em comparação com os MacBooks Retina de 12”, que usam chips de baixa voltagem. A geração “Kaby Lake” traz chips i5 e i7 de quatro núcleos, com velocidades base entre 1,6GHz e 1,9GHz e Turbo Boostentre 3,4GHz e 4,2GHz, além de gráficos Intel UHD 620 integrados.

Vamos aguardar os próximos meses para sabermos se essas previsões tornam-se reais, portanto. Que seria uma boa novidade, seria… mas será que a Apple realmente está ligando tanto assim para seus computadores? A ver.