Confirmando inúmeros rumores dos últimos dias, a Apple acaba de anunciar os AirPods Pro — e, como esperado, eles entram como um novo membro da “família”, trazendo cancelamento ativo de ruídos e uma promessa de som superior ao modelo normal.

O design final é bem dentro do que havia vazado recentemente, ou seja, estamos falando de fones de ouvido do tipo intra-auricular (com uma parte que entra no canal auditivo). Na caixa do produto, haverá três tamanhos diferentes — pequeno, médio e grande — da ponta de silicone, que por si só já proporciona um bom isolamento acústico.

“Os AirPods são os fones de ouvido mais vendidos no mundo. A experiência de configuração com um toque, som incrível e design icônico o tornaram um produto Apple admirado e, com os AirPods Pro, nós estamos levando a mágica adiante”, disse Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple. “Os novos AirPods Pro intra-auriculares trazem um som sensacional com equalizador adaptivo, são bem confortáveis com pontas flexíveis e trazem inovadores modos de cancelamento ativo de ruído e transparência. Nós achamos que consumidores vão amar essa nova adição à família AirPods.”

A Apple diz que o novo design dos AirPods Pro não só proporciona maior conforto, como traz um novo sistema de ventilação para equalizar a pressão que é comumente sentida em outros fones de ouvido intra-auriculares. Eles são, também, resistentes a suor e água (classificação IPX4).

A tecnologia de cancelamento ativo de ruído dos AirPods Pro usa dois microfones combinados a um software avançado que trabalha em tempo real analisando o ambiente onde a pessoa se encontra. Essa análise ocorre 200 vezes por segundo, segundo a Apple.

Numa situação oposta, quem estiver num ambiente que necessite de atenção pode ativar o modo transparência — o qual mantém a reprodução de música ou chamadas nos AirPods Pro, mas capta todo o som à sua volta (muito indicado para quem usa os fones andando na rua, por exemplo). Alternar entre os dois modos é bem simples: basta pressionar e segurar a “perninha” dos AirPods Pro, o que também pode ser usado para controlar a reprodução de faixas ou atender ligações.

system-in-package (SiP) dos AirPods Pro tem o chip H1 no seu núcleo, sendo ele o cérebro de funcionamento de toda a tecnologia embarcada no produto — incluindo estar sempre ouvindo o comando “E aí, Siri”, uma das novidades que chegou há alguns meses com os AirPods de segunda geração.