Billie Eilish recebe o prêmio de Artista Global do Ano
Apple Music promove apresentação de Billie Eilish com streaming ao vivo para o mundo todo. O show será no Steve Jobs Theater no dia 4 de dezembro, às 23h30 (horário de Brasília).
Apresentamos o Apple Music Awards, uma celebração dos melhores e mais ousados músicos de 2019 e da enorme influência que tiveram na cultura global deste ano. O Apple Music Awards premia a excelência musical em cinco diferentes categorias. Os vencedores são escolhidos por um processo que reflete a perspectiva editorial do serviço, em combinação com as músicas mais ouvidas por clientes do mundo inteiro.
Os vencedores das categorias Artista Global do Ano, Compositor do Ano e Artista Inovador do Ano foram selecionados pela equipe editorial internacional do Apple Music, composta por especialistas e formadores de opinião. Os prêmios foram dados a artistas com uma paixão verdadeira por seu trabalho, que desafiam com coragem as convenções da categoria e que incorporam um senso de humanidade, no qual os ouvintes se interessam tanto pelo que representam quanto pela música que criam. Os prêmios para Álbum do Ano e Música do Ano são baseados em dados de streaming que refletem o que os clientes do Apple Music mais ouviram este ano.
“O Apple Music Awards foi criado para reconhecer a paixão, a energia e a criatividade dos artistas de maior sucesso em nível mundial”, disse Oliver Schusser, Vice President of Apple Music and International Content da Apple. “O grupo musicalmente diversificado desses primeiros vencedores gerou conversas profundas nas redes sociais, influenciou a cultura e inspirou nossos clientes do mundo inteiro. Estamos muito empolgados em poder homenageá-los.
E os vencedores são…
Artista do Ano: Billie Eilish
Billie Eilish é um verdadeiro fenômeno global. Seu álbum de estreia, WHEN WE FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?,” foi co-escrito e produzido por FINNEAS, irmão de Billie e compositor prodígio. A capacidade de identificação natural e direta com essa artista ajudou a transformar o álbum em uma sensação mundial instantânea, sendo o mais tocado no Apple Music este ano. O que se seguiu — ingressos esgotados para WHERE DO WE GO?, sua próxima turnê mundial de 2020, apresentação no programa “Saturday Night Live”, diversos festivais incluindo Coachella and Glastonbury e a ascensão a ícone de estilo global — foram todos “momentos épicos que serão históricos na vida”, disse ela. “É por isso que 2019 vem sendo um grande presente de aniversário.”
Além disso, o álbum “WHEN WE FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?” de Billie receberá o prêmio de Álbum do Ano do Apple Music por ser o álbum mais ouvido de 2019, com mais de um bilhão de reproduções no Apple Music. Billie também receberá o prêmio de Compositor do Ano, que será dividido com seu irmão FINNEAS.
Artista Inovador do Ano: Lizzo
Essa estrela do rap e do soul redefiniu os termos e a imagem do estrelato pop. “Inovação é isso mesmo, pessoal”, Lizzo disse ao Apple Music. Não precisa mesmo ser humilde: nada pode ser maior do que “Cuz I Love You” e seu single dançante “Truth Hurts”, que ousou perguntar como deve ser a aparência e a música dos pop stars, e se devem tocar flauta enquanto dançam. (Devem, sim.) A mensagem alegre e desbocada de Lizzo sobre amor próprio é a trilha sonora perfeita para 2019 ou o antídoto para esse ano que termina.
Música do Ano: “Old Town Road”, de Lil Nas X
Verdadeira sensação viral, essa canção feita em casa que mistura gêneros acabou se tornando o maior single de 2019 e a música mais tocada no Apple Music este ano. “Entrei na pele de um caubói solitário que precisava se afastar de tudo”, Lil Nas X explicou ao Apple Music. “Mas também quis incluir o que estava em evidência, que é toda a cultura dos memes — além de fazer uma canção fácil de ouvir e de acompanhar.” E ele conseguiu: “Old Town Road” entrou para a história e transformou Lil Nas X em um sucesso da noite para o dia.
O Apple Music promoverá o primeiro Apple Music Awards com uma apresentação exclusiva de Billie Eilish no Steve Jobs Theater, que fica no Apple Park. O show será algo jamais visto dessa Artista do Ano escolhida por unanimidade. Esse evento exclusivo será transmitido ao vivo para o mundo todo no dia 4 de dezembro, às 23h30 (horário de Brasília).
Um troféu com a cara da Apple
A Apple criou uma série de prêmios para homenagear a extraordinária habilidade inerente à criação musical. Cada troféu inclui uma pastilha de silício personalizada da Apple suspensa entre uma folha de vidro polido e uma estrutura de alumínio esculpido e anodizado. As pastilhas começam no formato de um disco de silício perfeito de 12 polegadas com nivelamento nanométrico. Camadas de cobre são depositadas e estampadas por litografia ultravioleta para criar conexões entre bilhões de transistores. Esse processo leva vários meses até o material ser fatiado em centenas de chips individuais, e o resultado é surpreendente e inconfundível. Em um gesto simbólico, os mesmos chips integrados aos aparelhos que deixam as músicas do mundo na ponta dos seus dedos fazem parte dos troféus do Apple Music Awards.
Sobre o Apple Music
A Apple adora música. Com o iPod e o iTunes, a Apple revolucionou a experiência musical colocando milhares de músicas em seu bolso. Hoje, o Apple Music leva esse conceito ao extremo, com mais de 60 milhões de músicas, milhares de playlist e seleções diárias dos melhores especialistas em música do mundo, incluindo a rádio Beats 1, com transmissão ao vivo para o mundo inteiro. Desde 2015, o Apple Music já recebeu dezenas de milhões de assinantes em 115 países. Com streaming diretamente para iPhone, iPad, Apple Watch, Apple TV, Mac, HomePod e CarPlay, o Apple Music é a experiência musical mais completa do planeta.