A Apple lançou hoje o AirTag, um acessório que funciona com o iPhone e outros aparelhos Apple para localizar pertences importantes.
-
Tudo sobre a nova geração do Apple TV 4K lançada pela Apple
-
Tudo sobre o nov novo iPad Pro com chip M1, 5G ultrarrápido e tela Retina XDR de 12,9 polegadas
-
A Apple apresenta o iPhone 12 e o iPhone 12 mini na cor roxo
-
Apple anuncia AirTags, para encontrar objetos perdidos, e nova Apple TV 4K
Design leve com configuração mágica
O AirTag tem um design circular, é pequeno e leve, feito de aço inoxidável polido gravado com precisão e é resistente à água e poeira (IP67)2. Ele tem um alto-falante integrado que emite sons para ajudar na sua localização e uma capa removível que facilita a troca da bateria3. O AirTag oferece a mesma experiência mágica de configuração dos AirPods: basta aproximar o acessório do iPhone para conectar. Os usuários podem atribuir um AirTag a um objeto, dar um nome padrão a ele, como “Chave” ou “Jaqueta”, ou nomear como quiserem.
Os clientes podem personalizar o AirTag com gravação gratuita de texto ou emoji de sua escolha entre os 31 disponíveis ao comprar em apple.com/br ou no app Apple Store. O AirTag pode ser colocado sozinho na mochila ou no bolso ou usado com uma ampla variedade de acessórios para AirTag criados pela Apple, como o laço de poliuretano leve e resistente, o laço de couro ou o chaveiro de couro4, ambos feitos de couro europeu curtido de forma diferenciada. Os acessórios se ajustam com segurança ao redor do AirTag, ao mesmo tempo em que se prendem facilmente em objetos, personalizando ainda mais o AirTag e garantindo que ele sempre acompanhará os itens importantes.
Uma experiência de localização completa
Depois que o AirTag é configurado, ele aparece na aba Itens no app Buscar, onde os usuários podem visualizar a localização atual ou a última localização conhecida do item em um mapa. Quando um objeto perdido estiver dentro do alcance do Bluetooth, o app Buscar reproduz um som no AirTag para ajudar o usuário a localizá-lo. Os usuários também podem pedir à Siri para procurar seu objeto, e o AirTag reproduzirá automaticamente um som se estiver por perto.
O AirTag vem com o chip U1 criado pela Apple, que usa a tecnologia de banda ultralarga para oferecer o recurso Busca Precisa5 no iPhone 11 e no iPhone 12. Essa tecnologia avançada permite determinar com mais precisão a distância e a direção de um AirTag perdido quando ele estiver por perto. Conforme o usuário se move, o recurso Busca Precisa usa dados da câmera, do ARKit, do acelerômetro e do giroscópio e orienta a pessoa em direção ao AirTag usando alertas sonoros, táteis e visuais.
Se o AirTag estiver perdido e não estiver dentro do alcance do Bluetooth, a rede do app Buscar pode ajudar a localizá-lo. A rede do app Buscar, que em breve terá um bilhão de aparelhos Apple, pode detectar sinais Bluetooth de um AirTag perdido e comunicar sua localização ao dono, tudo em segundo plano, de forma anônima e com privacidade.
Os usuários também podem colocar o AirTag no Modo Perdido e receber uma notificação se ele estiver próximo ou for detectado pela extensa rede do app Buscar. Se alguém encontrar um AirTag perdido, basta aproximá-lo de seu iPhone ou de qualquer aparelho compatível com NFC para ser redirecionado a um site que mostrará os detalhes de contato do dono, se estiverem disponíveis.
O AirTag é compatível com os recursos de acessibilidade integrados ao iOS. Por exemplo, o recurso Busca Precisa pode usar o VoiceOver para direcionar as pessoas cegas ou com baixa visão ao seu AirTag, usando instruções como “O AirTag está a três metros à sua esquerda”.
Privacidade e segurança integradas
O AirTag foi desenvolvido para garantir a privacidade e a segurança dos dados de localização. Ele não armazena dados nem históricos de localização. A comunicação com a rede do app Buscar é criptografada de ponta a ponta. Assim, apenas o dono do AirTag pode acessar seus dados de localização, e ninguém, nem mesmo a Apple, sabe a identidade ou a localização do aparelho que ajudou a encontrá-lo.
Além disso, o AirTag incorpora recursos que desestimulam proativamente o rastreamento indesejado, o que é uma inovação no setor. Os identificadores de sinal Bluetooth transmitidos pelo AirTag são trocados com frequência para evitar rastreamento de localização indesejado. Os aparelhos com iOS também podem detectar um AirTag de outra pessoa e, depois de um tempo, enviam um alerta de que um AirTag desconhecido está se movendo com a pessoa errada. E mesmo que os usuários não tenham um aparelho com iOS, o AirTag que estiver com a pessoa errada reproduzirá um som para chamar a atenção caso seja movido. Se alguém detectar um AirTag desconhecido, basta aproximá-lo de seu iPhone ou de qualquer aparelho compatível com NFC e receber instruções para desativar esse AirTag.