O iPhone 13 torna 128 GB o novo padrão para telefones da Apple daqui para frente
Os novos iPhone 13 e 13 Mini da Apple marcam o fim oficial da era do iPhone de 64 GB: a empresa efetivamente dobrou a capacidade de armazenamento para seus modelos de 2021, mantendo os preços iguais, então os novos smartphones agora começam com 128 GB de armazenamento com opções para 256 GB e 512 GB. (Para quem precisa de mais espaço, os modelos do iPhone 13 Pro oferecem até 1 TB.)
Embora as capacidades de 64 GB ainda permaneçam nos modelos anteriores do iPhone 12, iPhone 11 e iPhone SE, o mais novo hardware da Apple virá com um mínimo de 128 GB agora.
Ao que eu digo, adeus e boa viagem. Essa mudança estava muito atrasada. Apenas 64 GB não foram suficientes para eliminá-lo em 2018 , e o problema só cresceu à medida que aplicativos, fotos, vídeos e jogos continuam a crescer em tamanho. Embora a Apple ofereça essa capacidade desde 2011 (juntando-se aos modelos então básicos de 16 GB e de nível intermediário de 32 GB), ela persistiu obstinadamente, mesmo quando a Apple começou a oferecer opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB em seus telefones.
Se parece que a história está se repetindo, pode ser porque também mencionamos a irritantemente pequena capacidade de um iPhone de 16 GB em 2015 – embora naquela época, a Apple levou apenas um ano para mudar as coisas com o iPhone 7, que oferecia 32 GB por padrão .
As letras miúdas da própria Apple apontam uma razão pela qual 64 GB não era suficiente: você nem mesmo estava obtendo 64 GB de espaço de armazenamento utilizável para começar, porque os aplicativos pré-instalados da empresa e o sistema operacional ocupam entre 11 GB e 14 GB assim que saem da caixa.
“O espaço disponível é menor e varia devido a muitos fatores. Uma configuração padrão usa aproximadamente 11 GB a 14 GB de espaço (incluindo iOS e aplicativos pré-instalados) dependendo do modelo e das configurações. Os aplicativos pré-instalados usam cerca de 4 GB e você pode excluí-los e restaurá-los. A capacidade de armazenamento está sujeita a alterações com base na versão do software e pode variar de acordo com o dispositivo. ”
Isso representa um quinto do seu espaço de armazenamento, mas mesmo os 50 GB ou mais de armazenamento restante são consumidos rapidamente devido ao tamanho dos aplicativos e jogos modernos. Como SensorTower relatou no início deste ano, os principais aplicativos do iPhone são quase quatro vezes maiores do que eram há cinco anos – dando continuidade a uma tendência de longa data de aplicativos maiores .
O Fire Emblem Heroes da Nintendo , por exemplo, ocupa quase 4 GB de armazenamento. O Fantasian da Apple Arcade ocupa mais 4 GB. As conversas do WhatsApp e do iMessage também podem se acumular rapidamente – uma olhada no meu telefone mostra aquelas ocupando 2,7 GB e 4 GB, respectivamente. E isso não é nem entrar em música ou vídeos, que podem rapidamente ocupar todo o espaço livre do seu telefone se você baixar muito conteúdo armazenado localmente da Apple Music, Spotify ou Netflix.
- Oito jogos chegam ao Apple Arcade, incluindo Balatro+ e NBA 2K25 Arcade Edition
- Apple anuncia transição do diretor financeiro
- Universitários escolhem o Mac e o iPad
- Desenvolvedores poderão oferecer transações por NFC usando o Elemento Seguro em breve
- Apple e Major League Baseball anunciam o calendário de setembro do “Noite de beisebol ao vivo”
E, claro, há fotos e vídeos, que podem facilmente ocupar 50 GB por conta própria para fotógrafos prolíficos, especialmente quando se considera o fato de que câmeras aprimoradas do iPhone chegaram junto com formatos de foto e vídeo mais exigentes. O formato ProRAW da Apple, introduzido com os modelos do iPhone 12 Pro, pode atingir em média 25 MB por imagem , e as imagens em 4K podem acumular-se ainda mais rápido – o iMore observa que 30 segundos de imagens em 4K a 30 fps levarão aproximadamente 175 MB (ou cerca de 85 MB usando a codificação HEVC) . Fotografar em HDR, como os iPhones mais novos suportam, balões esses tamanhos de arquivoainda mais. A Apple padronizou a qualidade de vídeo 1080p por anos no iPhone (que é tecnicamente capaz de gravar em 4K desde o iPhone 6S), presumivelmente para evitar reclamações sobre ficar sem armazenamento.
Como a Apple está dobrando seu armazenamento enquanto mantém os preços iniciais iguais (US $ 829 para o iPhone 13 e US $ 729 para o 13 Mini), esses telefones de baixo custo também são um negócio melhor do que antes. No ano passado, os clientes que procuravam o novo iPhone mais barato ficaram presos com 64 GB de armazenamento, a ponto de quase fazer mais sentido comprar um iPhone 12 Pro de $ 999 (que veio com 128 GB desde o início) em vez de pagar $ 879 para ter o mesmo capacidade no iPhone 12 normal.
Claro, nada disso resolve o outro problema de armazenamento que paira sobre a Apple: o fato de que, em 2021, ela ainda oferece aos clientes apenas 5 GB de espaço de armazenamento gratuito no iCloud (essencial para fazer backup do seu iPhone), algo que a Apple sempre gosta de lembrar os usuários com suas constantes notas de “Sem armazenamento” implorando para que desembolsem por mais espaço na nuvem. Ainda assim, os 64 GB extras de capacidade interna podem ajudar a aliviar o problema, permitindo que os usuários armazenem mais fotos e mensagens localmente em seus telefones em vez de na nuvem, deixando mais espaço para coisas como backups de dispositivos nos 5 GB que a Apple oferece gratuitamente.
Esperançosamente, porém, a mudança no armazenamento local este ano é um prelúdio do que está por vir; afinal, aqueles 5 GB de armazenamento gratuito do iCloud também foram introduzidos há uma década , em 2011. Certamente, após 10 anos, a Apple poderia ser capaz de encontrar espaço em seu coração (e em seu orçamento) para um aumento de espaço semelhante?
Fonte: The Verge