CUPERTINO, CALIFÓRNIA A Apple anunciou hoje a próxima atualização da App Store que encerra uma investigação feita pela Comissão de Comércio Justo do Japão (Japan Fair Trade Commission, JFTC). A atualização permitirá que desenvolvedores de apps de leitura incluam um link no app para seu site, onde usuários poderão criar ou gerenciar contas.

Embora o acordo tenha sido feito com a JFTC, a Apple aplicará essa mudança mundialmente para todos os apps de leitura da App Store. Os apps de leitura disponibilizam conteúdos comprados ou assinaturas de revistas digitais, jornais, livros, áudios, músicas e vídeos.Para garantir uma experiência segura e integrada aos usuários, as diretrizes da App Store exigem que desenvolvedores vendam serviços digitais e assinaturas usando o sistema de pagamento do app da Apple.

Considerando que desenvolvedores de apps de leitura não oferecem produtos e serviços digitais para compra dentro do app, a Apple e a JFTC concordaram em permitir que esses desenvolvedores divulguem um único link para seu site, onde os usuários poderão criar e gerenciar contas.Antes da efetivação da mudança no início de 2022, a Apple atualizará as diretrizes e o processo de análise para garantir uma experiência segura aos usuários de apps de leitura na App Store. Embora as compras dentro do app pelo sistema de comercialização da App Store continue sendo o método de pagamento mais seguro e confiável para os usuários, a Apple também ajudará desenvolvedores de apps de leitura a proteger usuários quando houver um link de compra em um site externo.“A confiança na App Store é tudo para nós.

O objetivo da App Store sempre é criar uma experiência segura para os usuários enquanto os ajudamos a encontrar e a usar apps nos aparelhos que adoram”, disse Phil Schiller, Apple Fellow responsável pela supervisão da App Store. “Temos grande respeito pela Comissão de Comércio Justo do Japão e agradecemos pelo trabalho conjunto, que ajudará desenvolvedores de apps de leitura a permitir que usuários criem e gerenciem com facilidade seus apps e serviços, protegendo a privacidade e mantendo a confiança dos usuários.”Essa atualização acompanha diversas alterações na App Store anunciadas na semana passada que dão mais flexibilidade e recursos aos desenvolvedores para alcançar clientes, ajustar a faixa de preço e expandir seus negócios.

Na semana passada, a Apple lançou o programa News Partner para ajudar o jornalismo local e agências de jornalismo na App Store.Com a atualização anunciada hoje, a App Store continua a se tornar um mercado cada vez melhor para usuários e desenvolvedores. A Apple dá a mais de 30 milhões de desenvolvedores registrados as ferramentas, os recursos e o suporte necessários para criar e disponibilizar software a mais de um bilhão de clientes do mundo todo nas plataformas Apple.