Apps feitos especialmente para o iPad, interações simplificadas do sistema com interfaces de usuário compactas para a Siri, Busca, chamadas, novos e poderosos recursos de escrita à mão com o Apple Pencil e muito mais

Cupertino, Califórnia — A Apple lançou hoje a prévia do iPadOS 14, apresentando os novos recursos e designs que aproveitam toda a potência exclusiva do iPad e sua grande tela Multi-Touch. O iPadOS 14 traz um design compacto totalmente novo para as chamadas FaceTime e telefônicas recebidas, interações com a Siri e a função de busca, tudo para ajudar os usuários a manter o foco na tarefa em que estão trabalhando. Os apps têm novas barras laterais e de ferramentas que colocam os controles em um só lugar, deixando-os mais dinâmicos e poderosos do que nunca. Os novos recursos do Apple Pencil, incluindo o Escrever à mão para iPad, oferecem uma maneira totalmente nova de trabalhar com anotações à mão, e o ARKit 4 traz uma Depth API totalmente nova que permite aos desenvolvedores criar recursos ainda mais poderosos nos apps.
“Com o iPadOS 14, estamos empolgados em aproveitar mais da experiência diferenciada do iPad e trazer recursos que ajudam os clientes a aumentar a produtividade, despertar a criatividade e se divertir mais”, disse Craig Federighi, senior vice president of Software Engineering da Apple. “Com novos designs compactos para interações do sistema, novos apps criados especificamente para o iPad, recursos ainda melhores de anotações com o Apple Pencil e experiências de realidade aumentada mais poderosas, o iPadOS 14 oferece uma experiência incrível que o torna único no mercado”.
A GIF de uma nota escrita à mão convertida em texto mostrado no iPad Pro.

Com iPadOS 14, escrever notas à mão podem ser convertidas automaticamente em texto digitado no iPad.

Experiência aprimorada nos apps com novo design compacto, busca universal e barras laterais redesenhadas 

Um design compacto totalmente novo para as chamadas recebidas no FaceTime e no telefone, interações com a Siri e a função de busca são muito úteis no iPad, ajudando o usuário a manter o foco e ser mais produtivo. As chamadas FaceTime e telefônicas recebidas agora aparecem como um banner discreto, que não ocupa a tela inteira. É só dar um toque rápido para atender a chamada ou deslizar o dedo para recusar e voltar ao trabalho. Agora, a Siri aparece na parte inferior da tela quando é acionada, permitindo que o usuário veja as informações na tela ao fazer uma solicitação, e não atrapalha ao abrir outros apps ou controlar as músicas em reprodução.
iPadOS 14

O iPadOS 14 vem com um design compacto totalmente novo para as chamadas recebidas no FaceTime e no telefone, interações com a Siri e a função de busca, ajudando o usuário a manter o foco e ser mais produtivo.

iPadOS 14

O iPadOS 14 vem com um design compacto totalmente novo para as chamadas recebidas no FaceTime e no telefone, interações com a Siri e a função de busca, ajudando o usuário a manter o foco e ser mais produtivo.

A busca no iPad foi totalmente reformulada no iPadOS 14, e agora esse recurso ajuda a encontrar praticamente qualquer coisa com rapidez: localizar e abrir apps, acessar contatos, arquivos, informações rápidas e obter respostas para perguntas comuns sobre pessoas ou locais. Com um novo design compacto, os usuários podem fazer uma pesquisa sem precisar sair do app em que estão. As buscas online estão ainda mais poderosas e refinadas, oferecendo sugestões mais relevantes à medida que o usuário digita e a capacidade de conseguir resultados de pesquisa com apenas um toque.
Busca Universal chega ao iPad pelo iPadOS 14

Busca Universal chega ao iPad pelo iPadOS 14 no outono americano.

As barras laterais redesenhadas em vários apps, incluindo o Fotos, Arquivos, Notas, Calendário e Apple Music, unem a navegação em um único lugar, ficando mais fácil do que nunca explorar um app e manter o conteúdo à sua frente. Além disso, as barras de ferramentas aperfeiçoadas e novos menus suspensos dão acesso aos controles de apps em um só lugar.

Faça mais com o Apple Pencil e anotações feitas à mão

O iPadOS 14 traz o recurso Escrever à mão para o iPad com o Apple Pencil, permitindo que o usuário escreva em qualquer campo de texto – o qual será automaticamente convertido em texto digitado – agilizando ações como responder a uma iMessage ou pesquisar no Safari. O texto manuscrito e a conversão acontecem no aparelho, mantendo a segurança e a privacidade do que é escrito. Ao fazer anotações, o Smart Selection usa o aprendizado de máquina no aparelho para distinguir o que é manuscrito de desenhos, para poder facilmente selecionar, recortar e colar o texto em outro documento como texto digitado. O reconhecimento de formas permite ao usuário desenhar formas que se tornam geometricamente perfeitas e se encaixam no lugar ao adicionar diagramas e ilustrações úteis no Notas.
Os detectores de dados agora trabalham com texto manuscrito para reconhecer números de telefone, datas e endereços e oferecem aos usuários a capacidade de executar ações como tocar em um número escrito para fazer uma chamada, adicionar um evento diretamente ao Calendário ou mostrar um local no Mapas.
O recurso Escrever à mão oferecerá inicialmente suporte para chinês, chinês tradicional e simplificado, inglês e chinês e inglês misto. Isso significa que os usuários podem escrever palavras em inglês e chinês juntas sem precisar trocar de idioma.
Os detectores de dados agora trabalham com texto manuscrito para reconhecer números de telefone, datas e endereços.

Os detectores de dados agora trabalham com texto manuscrito para reconhecer números de telefone, datas e endereços.

Realidade aumentada mais realista

A realidade aumentada revelou ser uma tecnologia muito poderosa para realizar tarefas de maneiras nunca antes possíveis. O ARKit 4 traz uma Depth API totalmente nova que permite aos desenvolvedores acessar informações de profundidade ainda mais precisas, capturadas pelo novo scanner LiDAR no iPad Pro. Os desenvolvedores podem usar a Depth API para criar recursos novos e poderosos em seus apps, como fazer medições corporais mais precisas para provadores virtuais ou testar a aparência das cores antes de pintar uma sala. O ARKit 4 também apresenta o Location Anchoring para apps no iOS e no iPadOS, que aproveita os dados de maior resolução do novo mapa no Mapas da Apple para fixar as experiências de realidade aumentada em um ponto específico do mundo.

O ARKit 4 traz uma Depth API totalmente nova que permite aos desenvolvedores acessar informações de profundidade ainda mais precisas, capturadas pelo novo scanner LiDAR no iPad Pro.

O ARKit 4 traz uma Depth API totalmente nova que permite aos desenvolvedores acessar informações de profundidade ainda mais precisas, capturadas pelo novo scanner LiDAR no iPad Pro.

Recursos de privacidade aprimorados para maior transparência e controle

Todos os apps agora precisam obter permissão do usuário antes de fazer rastreamento. No final deste ano, as páginas de produtos da App Store apresentarão resumos das práticas de privacidade informadas pelos próprios desenvolvedores, exibidas em um formato simples e fácil de entender. Além disso, os usuários podem atualizar as contas existentes para usar o recurso Iniciar sessão com a Apple, optar por compartilhar sua localização aproximada em vez do local preciso com os desenvolvedores de apps ao dar acesso à localização para um app, e ter ainda mais transparência no uso do microfone e da câmera pelo app.
Fonte: Apple