A Apple nunca mostra todas as novas funções ou alterações lançadas  iOS durante o a apresentação da WWDC 2018; isso acontece pura e simplesmente por não haver tempo suficiente para mostrar todas as novas funcionalidades. Às vezes, a empresa listará um monte deles em um grande deslize depois que o vice-presidente de software Craig Federighi passar por cima dos grandes no palco. Mas isso não aconteceu hoje. Felizmente, a Apple postou um site bastante abrangente sobre tudo novo no iOS 12. Vou passar por alguns dos recursos legais e menores que não foram exibidos no palco.

Animações mais suaves

Federighi mencionou coisas como o lançamento de aplicativos mais rápido, a abertura da câmera mais rápida e o teclado mais rápido, mas a Apple alega que, em geral, o iOS 12 tem animações mais rápidas. “Quando você faz coisas como abrir o Centro de Controle, deslizar enquanto executa multitarefa, ou rolar em aplicativos, ele é mais fluido e responsivo.” Espero que este seja o fim da gagueira, quedas de framerate e outras estranhezas irritantes. Ninguém gosta disso no seu smartphone caro.

Veja quais os dispositivos compatíveis com o novo iOS 12

Funções com gestos iguais as iPhone X no iPad

Claramente tentando criar uma sensação mais consistente entre seu iPhone X controlado por gestos e o iPad, a Apple está trazendo alguns dos gestos de deslize do primeiro para o tablet. Deslizar para baixo a partir do canto superior direito abrirá o Control Center, e um furto “de qualquer lugar no banco dos réus” levará você para casa – uma replicação da passagem do iPhone X pela parte inferior para alcançar a tela inicial.

Esta também é uma boa maneira de se preparar para um futuro iPad Pro com Face ID e sem botão home.

Preenchimento automático de código de SMS

A Apple desenvolveu uma função que ajuda muito na hora de copiar e colar código de segurança de autenticação de apps para login e cadastro. Não é mais preciso alternar para o app de Mensagens para copiar o código de verificação, ou decorar, para depois enfim digitar o código na tela de autenticação. O iOS 12 agora reconhecerá esses códigos quando eles chegarem e os sugerirá como uma opção de preenchimento automático no próprio teclado, assim facilitando a usabilidade do usuário.

Os códigos de acesso únicos de SMS aparecerão automaticamente como sugestões de preenchimento automático, para que você nunca precise se preocupar em memorizá-los rapidamente ou digitá-los novamente.

O recurso permite que o usuário preencha as senhas de gerenciadores de senha de terceiros com mais facilidade e agilidade.

Autocompletar senhas é um dos novos recursos do IOS 12

Veja o recurso em funcionamento:


Compartilhamento de senha entre seus dispositivos iOS e Mac próximos

Com o iOS 12, a Apple permitirá que você pegue com mais facilidade uma senha que possa estar em um dos seus dispositos  iOS (Iphone, Ipad, Apple Watch), mas não no seu Mac e vice-versa. O recurso permite, copiar e colar senhas entre as plataformas iOS e MAC OS graças ao Continuity, com isso o usuário vai  economizar alguns segundos.

Senhas mais seguras e avisos sobre senhas  reutilizadas

O iOS 12 solicitará que você crie uma senha única e forte nos aplicativos que podem ser salvos no seu iCloud Keychain para facilitar o acesso e o preenchimento automático mais tarde. Isso já funciona no Safari, mas agora a Apple está estendendo-o para qualquer aplicativo que você possa usar em seu telefone. Além disso, o iOS 12 sinaliza senhas que você reutilizou em vários lugares para que você possa alterá-las rapidamente e garantir que cada aplicativo ou serviço tenha sua própria senha exclusiva.

Siri pode ajudar a encontrar sua senha

Enquanto estamos no assunto, a Apple diz que a Siri poderá exibir rapidamente uma senha específica que você solicita no iOS 12.

Siri está mais inteligente e agora sabe sobre celebridades, esporte e gastronomia

A Apple está expandindo a base de conhecimento da Siri com informações sobre pessoas famosas, esportes a motor (posições / horários / escalas / estatísticas) e comida. Você poderá perguntar ao consultor digital de calorias perguntas específicas relacionadas a alimentos, como “Quanto de cafeína no café?”, Ou perguntas mais gerais, como simplesmente perguntar o quão saudável é um determinado prato.

Alertas que podem ignorar Não perturbe

O iOS 12 introduz novos “alertas críticos” que devem ser aceitos pelo usuário. Os alertas críticos podem receber uma notificação mesmo quando você ativar o recurso Não perturbe. A Apple cita provedores de serviços de saúde que precisam enviar uma mensagem urgente.

Suporte para fotos em formato RAW foi melhorado

A Apple vem lentamente tornando o iOS mais capaz quando se trata de suportar e editar arquivos de imagem RAW, e o iOS 12 continua esse esforço. A nova atualização permitirá que os usuários “importem e gerenciem fotos RAW no seu iPhone e iPad e editem no seu iPad Pro.” Algumas delas já são possíveis no iOS 11.

Veja as melhores ofertas de iPhones da semana